Berlin / Berlim, Alt-Moabit 89

Onde era, em 1934, a Secretaria da Infância e da Juventude da subprefeitura de Tiergarten, em Berlim, encontramos hoje, no 94 de Alt-Moabit, um moderno condomínio fechado, com vistas para o Spree. No edifício mais próximo, cuja construção data de 1892-1893 e que resistiu aos bombardeamentos aliados, funciona hoje o hotel Tiergarten, além de acolher uns quantos apartamentos, onde reside alguém com o familiar apelido «Filho».
Mas o que tem a ver o 94 de Alt-Moabit com a história de Francisco Buarque de Holanda (Chico Buarque), que hoje completa 75 anos?

«Berlim NW 21, Alt-Moabit 94
O subprefeito  
da Administração Regional de Tiergarten, Berlim
Cidade de Berlim/Subprefeitura de Tiergarten
Secretaria da Infância e da Juventude. Tutela Pública

Ao Senhor
Sergio de Hollander
Rio de Janeiro
Rua Maria Angélica, 39
América do Sul

24.9.1934

Prezado Senhor de Hollander!

Já anos atrás tentei entrar em contato com o senhor por intermédio da legação da Alemanha no Rio de Janeiro, a fim de obter do senhor pensão alimentícia para meu pupilo Sergio Ernst, do qual o senhor é pai natural. Infelizmente, minha tentativa resultou vã. Se hoje, portanto, torno a contatá-lo, eu o faço na suposição de que é também seu desejo que a criança gerada pelo senhor tenha um lar bom e duradouro e uma educação correta.
Há um bom tempo, Sergio Ernst, nascido em 21 de dezembro de 1930, encontra-se sob os cuidados da casal Gunther, NO 50, Grefswalder Strasse 212/13, pátio 2. O casal se afeiçoou ao menino e pensa adotá-lo. O contrato de adoção foi firmado, a guarda foi autorizada judicialmente, e o documento se encontra no momento no Tribunal Regional de Berlim, para concessão de dispensa de idade mínima de cinquenta anos completos e para legitimação.
A corte de legitimação solicita agora comprovação da origem ariana. Esta pode ser demonstrada pelo lado materno. Mas o menino precisa ter ascendência ariana também por parte do pai, Tenho, assim, de pedir ao senhor que me envie sua certidão de nascimento, as de seus pais e as de seus avós maternos e paternos. Dessas certidões deve ser possível depreender a religião de seus antepassados.
Acreditando que, no interesse do menino, o senhor não há de se recusar a atender minha solicitação, espero ter notícias suas e aguardo a chegada das certidões.

Com o cumprimento alemão,
Heil Hitler!
p/
Tutor Municipal»


fotografia: filipe sousa | 5 junho 2019






































«Sergio Gunther, filho de Sergio Buarque de Holanda e Anne Ernst (ou Anne Margrit Ernst, ou Annemarie Ernst), nasceu em Berlim, em 21 de dezembro de 1930. Em 1931 ou 1932, foi entregue pela mãe à Secretaria da Infância e da Juventude do distrito de Tiergarten, Berlim. Em 193?, Arthur Erich Willy Gunther e sua mulher, Pauline Anna, adotaram o menino Sergio Ernst, que seria criado com o nome de Horst Gunther. Por volta dos 22 anos, Horst veio a saber da identidade de seus pais naturais, optando por retomar o prenome Sergio. Entrou para o exército da RDA em 194? e no fim dos anos 50 foi admitido na televisão do Estado, onde desenvolveu múltiplas atividades. Gravou um número incerto de discos, hoje fora de circulação. Morreu de câncer em 12 de setembro de 1981.
Tomei conhecimento do destino do meu irmão Sergio Gunther graças ao empenho do historiador João Klug e do museólogo Dieter Lange. Seus trabalhos de pesquisa em Berlim basearam-se nos documentos constantes neste livro, preservados por minha mãe, Maria Amelia Buarque de Holanda. O contato com Klug e Lange se deu por intermédio do editor Luiz Schwarcz e do historiador Sidney Chalhoub.
Em maio de 2013 estive em Berlim com minha filha Silvia Buarque, cuja contribuição foi fundamental para as entrevistas com a filha de Sergio, Kerstin Prugel, a neta, Josepha Prugel, a ex-mulher, Monika Knebel, e os amigos Werner Reinhardt e Manfred Schmitz.

Chico Buarque »

Chico Buarque, O Irmão Alemão (2014), Editora Companhia das Letras, São Paulo, 2015, pp. 163-164, 183-184. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.