Venezia / Veneza, Gran Canale

fotografia: filipe sousa | julho 2003



























Foram os turcos e os portugueses que ajudaram ao declínio da Sereníssima. A lembrar os seus tempos áureos, todos os anos, no primeiro Domingo de Setembro, Veneza veste-se a preceito para ver passar a Regata Storica na "passadeira vermelha" do Grande Canal, «a mais esplêndida rua do mundo». No último fim-de-semana, cumpriu-se a tradição, apesar da pandemia.

«Nada na Terra é mais grandioso que o Grande Canal e as duas esplêndidas curvas com que atravessa a cidade, pleno de barcos que se acotovelam e rodeado de antigos palácios altaneiros que formam a sua guarda de honra (...).»

Jan Morris, Veneza (Venice, 1960), Edições Tinta-da-China, Lisboa, 2009, pp. 316-317.

«Imagine uma noite de Maio em Veneza no tempo em que casas como esta eram elegantemente novas e o Grande Canal «a mais esplêndida rua do mundo», como o embaixador francês certa vez declarou (com uma generosidade pouco habitual nos seus compatriotas), iluminado pelos palácios sumptuosamente pintados e incrustados de ouro, sulcado por brilhantes e esbeltas gôndolas de todas as cores - vermelho, azul, amarelo, turquesa, até preto - com os bancos forrados a couro debruados com as mais finas rendas de bilros. Mesmo assim, apesar das silhuetas cheias de curvas dos flamejantes palazzi góticos, dos mercados flutuantes, das frotas de galés e das grandes igrejas encimadas por cúpulas, nesta noite particular Veneza já não estava no auge do seu esplendor. Desde que os Turcos tinham tomado Constantinopla, quase um século antes, sentia o seu poder e a sua riqueza declinarem. Vasco da Gama tornara tudo ainda pior ao descobrir um caminho para Oriente à volta de África. O mundo deixava de lhe pertencer - um momento delicioso na história de qualquer cidade, não acha?»

Robert Dessaix, Cartas de Veneza (Night Letters, 1996), trad. Mário Dias Correia, Gótica, Lisboa, 2002, p. 122.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.