Ponta Delgada, Rua João de Melo Abreu 42

«Os golfinhos, as baleias e todos os cetáceos deste género não têm guelras, mas um espiráculo, devido a possuírem um pulmão. Quando recebem a água do mar pela boca, expelem-na pelo espiráculo. Têm, com efeito, necessidade de absorver líquido, porque é por ele que recebem alimento. Ora, uma vez que  o absorveram, precisam de o expelir. As guelras são úteis aos animais que não respiram. A razão do facto ficou exposta no estudo Sobre a Respiração. Com efeito, é impossível a um mesmo animal respirar e ter guelras. Mas é para expulsar a água que têm o espiráculo, o qual se encontra antes do cérebro, aliás separá-lo-ia da coluna vertebral.
O motivo de estes animais possuírem um pulmão e respirarem é que os animais grandes precisam de mais calor, para se moverem. Por isso é que têm o pulmão cheio de calor sanguíneo. São eles em certa medida animais terrestres e marinhos, porquanto absorvem ar como os terrestres, são ápodos, e extraem a sua alimentação da água, como os aquáticos.»

Aristóteles, As Partes dos Animais, 697a  in Hélade - Antologia da Cultura Grega, org. e trad. Maria Helena da Rocha Pereira, 8ª ed., Edições Asa, Porto, 2003, p. 459.  

http://walktalkazores.org/Cartaz/Hazul?Edicao=2019

fotografia: filipe sousa | 26 julho 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.